Gabinete do Desembargador Saboia volta a zerar o gabinete, agora na Câmara de Direito Privado
- Gabinete Des. Saboia

- 12 de nov.
- 3 min de leitura
A Operação GRIDE, desenvolvida internamente, mostra que um gabinete com um jurídico forte e que une eficiência técnica, gestão e inovação com método, gera resultados replicáveis, independentemente da matéria em que atua.

Pelo segundo ano consecutivo, o Gabinete do Desembargador Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro alcança mais um marco histórico: zerar os processos conclusos pendentes de análise em gabinete. Mas, desta vez, o feito ganha uma dimensão ainda mais significativa. Em 2024, a conquista ocorreu na 3ª Câmara de Direito Público e Coletivo, um ambiente conhecido pela alta complexidade técnica e volume expressivo de demandas. Em 2025, o resultado foi alcançado após troca de unidade e atuação em uma Câmara de Direito Privado, com novos desafios em razão da diversidade e complexidade da matéria, bem como do alto volume de demandas e decisões urgentes diárias, demonstrando que o modelo de operação, gestão e inovação (GRIDE) desenvolvido pelo gabinete é replicável, adaptável e eficiente em diferentes contextos jurídicos.
Da complexidade à constância: o amadurecimento da operação
Entre aprendizado e consistência, este novo ciclo confirma que a eficiência não é um acaso, mas uma cultura. O mesmo método de trabalho que trouxe resultados em 2024 agora mostra maturidade, flexibilidade e solidez, mesmo diante de uma nova matéria, com novas dinâmicas, pessoas e diferentes fluxos.

“Parabéns à toda equipe! Este segundo marco confirma que a eficiência não depende da matéria, mas da mentalidade, principalmente da gestão e da assessoria. Quando a cultura jurídica, de gestão, colaboração e inovação se torna parte do DNA do gabinete, o resultado é naturalmente replicável”— Des. Luiz Octávio Saboia.
Quer entender o que sustenta essa metodologia e como ela foi desenvolvida?👉 Confira as publicações sobre a Operação GRIDE abaixo, que detalha as bases dessa transformação.
Por que esses resultados importam
Zerar os processos conclusos do gabinete não é apenas uma meta de produtividade, é um símbolo de maturidade institucional e jurídica, bem como a busca incessante pela prestação jurisdicional célere em respeito ao cidadão. Significa que o fluxo de trabalho atingiu um ponto de equilíbrio entre atividade jurídica, tecnologia, método de inovação e cultura colaborativa, tornando-se independente de contexto temático ou tipo de Câmara.

Mais do que velocidade, o que está sendo construído é um novo paradigma de atuação judicial, onde jurídico, gestão, inovação e inteligência artificial trabalham a serviço da justiça célere, humana e transparente. Cada processo julgado com eficiência representa mais justiça e mais confiança no Poder Judiciário.
E os indicadores confirmam esse avanço: Em outubro de 2025, o Gabinete do Des. Saboia atingiu o 1º lugar no Índice de Eficiência CJUD na 5ª Câmara de Direito Privado, com 111,48 pontos, consolidando-se como referência em produtividade, boas práticas e gestão integrada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Confira abaixo alguns dados relevantes do TJMT e prints dos painéis do gabinete sem processos conclusos pendentes de análise:

Integrações que geram resultados: a parceria com a secretaria é tão importante quanto o esforço interno
Nenhum resultado expressivo nasce isolado. Assim como o trabalho interno do gabinete evolui continuamente, as integrações externas fortalecem todo o ecossistema. A parceria com a Secretaria tem sido essencial para o alcance desses resultados, e iniciativas como o Projeto Integra, promovido pela Coordenadoria Judiciária do TJMT, têm papel decisivo nessa engrenagem.
O Integra é mais do que uma capacitação: é um movimento de evolução contínua das secretarias judiciais de 2º grau. Por meio de trilhas práticas sobre gestão, tecnologia, metodologias ágeis, inteligência artificial e liderança colaborativa, o projeto transforma a forma como as equipes atuam, aprendem e se conectam.
Atualmente em sua 4ª edição, o Integra já capacitou dezenas de servidores e se consolidou como um espaço permanente de aprendizado, inovação e conexão entre times. Na última turma, participaram as gestoras diretamente ligadas ao nosso Gabinete, Elcy Furquim, Diretora da 5ª Câmara de Direito Privado, e Rhadis Camila, Diretora da 2ª Turma e da Seção de Direito Privado, representando um passo importante na integração e fortalecimento das lideranças da área.
A recepção da turma contou ainda com a participação especial das Gestoras de Gabinete da 5ª Câmara, reforçando o compromisso conjunto entre gestão, secretaria e gabinete em torno de uma mesma visão de eficiência e colaboração.
#TeamSaboia 2025
A equipe atual do Gabinete é composta pelo Desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, pelos Assessores Jurídicos, estagiários ou voluntários, Loiva Elinir Bischoff, Luiz Otavio Marques de Souza, Karina Oliveira Miranda Marques, Caio Augustus Vaz de Castro, Thamires Silva Rondon, Vanessa Klaus Saragiotto, Lidiane Memoria Campos Rodrigues, Milena Tiemi Iwashita Salgueiro e Anna Flávia de Moraes Cruz, pela Gestora de Gabinete Hellen Alessandra Graciosa Antunes de Matos, e pela Assessora de Inovação Eduarda Perdigão Coura.
.png)







Comentários